Esmetal S.A.C Peru – Substitui Equipamento de Jateamento

     

Soldini, Argentina – (Maio 2007) – Esmetal S.A.C., empresa metalmecânica Peruana líder na fabricação de estruturas de aço de grande porte, encomendou a  Cym Materiales S.A., a construção de um equipamento automático de jateamento que permitisse processar a totalidade de sua produção.

A Esmetal S.A.C., já possuía um equipamento de jateamento de perfis e estruturas de pequeno porte, fabricado pela Cym,  modelo  PER 12×12 com 04 turbinas de 20HP de potência, adquirido no final do ano de 2002, e uma cabine de jateamento  por ar comprimido onde processavam as estruturas de maior tamanho.

Devido ao aumento das exigências de qualidade da Esmetal SAC para satisfazer as exigências do mercado,  como também um incremento da produção, em especial nas peças de grande porte, e levando-se em conta o alto custo operativo dos equipamentos de ar comprimido em relação aqueles impulsionados por turbinas, a empresa se deparou com a necessidade de contar com um equipamento que lhes permitisse jatear toda a sua produção em um processo contínuo e automático e com  baixo custo operativo.

Antes da aquisição do equipamento, foram feitas várias reuniões com funcionários da Esmetal S.A.C., tanto em Lima no Peru, como em Soldini-Argentina onde está localizada a Cym Materiales SA, sendo que a partir daí foi  sendo  delineado o equipamento que melhor se adaptaria as suas necessidades.

O engenheiro Jaime González, Gerente  Geral da Esmetal SAC, fez o seguinte comentário: “Com esta nova aquisição nossa produção quanto a preparação de superfície estará sendo coberta quase na sua totalidade,  melhorando consideravelmente a qualidade do acabamento, permitindo uma melhor aderência da pintura. Também  diminuiremos  consideravelmente o tempo de entrega de nossos projetos. Paralelamente observamos uma diminuição considerável em nossos custos de preparação de superfícies, permitindo assim destinar recursos, espaços e pessoal operativo a outras áreas mais críticas da produção.”

Como características do equipamento de jateamento de estruturas  modelo EST 25 x 15  podemos destacar as seguintes:

  • Seção  máxima de passagem das peças: 2.500 mm de base  por 1.500 mm de altura.
  • Comprimento do transportador :  12 metros  na entrada e 12 metros na saída
  • 16 (dezesseis) turbinas inclinadas em relação a passagem das peças, para garantir uma excelente cobertura  em estruturas complexas
  • Carga inicial de granalha: 14 toneladas
  • Velocidade de avance das peças  ( produção)
    • Viga  simples: 1,0 metro por minuto
    • Viga  complexa: 0,4 a 0,5  metro por minuto
  • Revestimento interno da câmara de trabalho: Em fundição de alta resitência ao desgaste.
  • O aspirador foi montado no teto do gabinete para ocupar menos espaço na fábrica

A instalação do equipamento, efetuada durante o mês de Julho de 2.007, foi supervisionada pelo pessoal técnico da Argentina, contando com a  inestimável colaboração do pessoal designado pela direção da Esmetal S.A.C.. Junto com a partida técnica do equipamento, os funcionários da empresa compradora, receberam um treinamento específico ministrado pelo pessoal da  Cym Materiales SA

O  Equipamento  de  Jateamento  de  Estruturas  modelo  EST 25 X 15 – 16 TR  adquirido pela  Esmetal S.A.C., se constitui no  equipamento de maior capacidade instalada até o momento no Peru