Fiat Auto Argentina Adquire Novo Equipamento de Jateamento CAB 8×10 2 TR 20HP

     

Soldini, Argentina – (Março 2010) – Diante da necessidade de otimizar o processo de limpeza de engrenagens e árvores de caixa de câmbio, a empresa Fiat Auto Argentina, adquiriu recentemente, para sua planta de FPT Powertrain Technologies, com sede na cidade de Córdoba – República, um equipamento de jateamento de carga suspensa sobre ganchos modelo CAB 8×10 2 TR 20HP, desenhada para processos descontínuos de jateamento de engrenagens, árvores e coroas de caixa de câmbio tenham superado o processo de tratamento térmico (carbonitrurado).

O equipamento desenvolvido pela Cym Materiales S.A cumpre em todos os estreitos parâmetros de qualidade solicitados pela Fiat Auto Argentina, enquadrando toda a gestão de compra, projeto e fabricação realizado, dentro das normas e requisitos de protocolo do Word Class Manufacturing, sendo esta a primeira experiência da área de tratamento térmico de caixas de transmissão na planta FPT Powertrain Technologies da Fiat Argentina.

Para cumprir com os procedimentos e as exigências solicitadas pelo cliente, foi realizado inúmeras visitas a planta da Fiat na cidade de Ferreyra (Córdoba) para coordenar com os usuários da nova máquina cada um dos passos na construção do novo equipamento.

Como elementos a serem destacados do equipamento, podemos citar os seguintes:

·  Duas (2) turbinas de impulsão do abrasivo acionadas por motores de 20 HP

·  Revestimento interior de da câmara de jateamento fabricado com placas de acero de alto cromo.

·  Três (3) ganchos de carga de peças montados em um sistema de ganchera oval para agilizar os tempos de carga e descarga.

·  Capacidade diária média de limpeza para 1550 conjuntos de componentes de caixas de câmbio.

·  Carregador automático de abrasivo novo Componentes de segurança especiais para adequar -se aos requerimentos internos de Fiat compostos por:

1) Sistema de comando Bi-manual

2) Fechamento acústico

3) Sistema de filtro secundário

4) Sistema de detecção e prevenção contra incêndio

O pessoal da Cym Materiales SA realizou  a montagem do equipamento na planta da FPT Powertrain Technologies e durante 15 dias nossos engenheiros acompanharam o começo do funcionamento do equipamento de jateamento. Juntamente com a partida técnica do equipamento os técnicos e operadores da Fiat Auto Argentina, receberam cursos de operação e manutenção.

Uma vez terminada a instalação do equipamento, nos chegou a notificação de aprovação final por parte de Fiat Auto Argentina S.A., onde o Eng. Jose Aguilera, com as palavras que transcreve, nos fez sentir que o desafio que havíamos assumido havia sido cumprido .

Termina assim o primeiro projeto WCM – EEM que elabora nossa área. Damos o obrigado a todos os que participaram fornecendo sua proficionalidade para este projeto, desde o principio o objetivo foi que se desenvolveria como um trabalho em conjunto e interdiciplinário, e obtivemos. Hoje contamos em TT com um novo equipamento gestionado  com EEM e entendemos todas as vantagens que experimentamos ao aplicar esta metodologia”.

“Pessoalmente quero agradecer ao nosso fornecedor CYM, que desde o inicio do projeto entendeu qual era o nosso objetivo e se envolveu com mais um equipamento  em EEM. Foi um esforço muito grande que esta empresa fez para adaptar-se as novas normas e requerimentos FPT para o WCM, que se vê recompensado com um equipamento de primeiro nível. Eu os considero fornecedor modelo  EEM para os novos projetos que desde aqui iniciaremos”.

Este acontecimento evidencia o desafio que tem a Fiat Auto Argentina para ser um ponto produtivo em constante crescimento, um enfoque na melhora continua na dos aspectos ambientais e de segurança no trabalho, na qualidade, na manutenção, no controle de custos e da logística, alinhado aos parâmetros Worl Class Manufacturing.