GPV30 – TESTE DE JATEAMENTO NA REFINARIA REPLAN – PETROBRÁS

     

Paulínia – Brasil (Agôsto 2004) Na Replan a maior refinaria da Petrobrás, localizada nacidade de Paulínia -SP Brasil, foi realizado um teste de jateamento nas paredes laterais do tanque Nro. 4311 de armazenamento de petróleo, com um equipamento portátil modelo GPV-30.

O mesmo deu excelentes resultados, com aprovação de seu desempenho e recebendo parabéns por parte do pessoal da Replan para todo o equipamento da Metalcym que realizou o teste.

Consideramos o equipamento excelente. O teste foi um sucesso, possibilitando-nos participar desta nova tecnología para ajudar o seu desenvolvimento e implementação. Além disso, esta tecnologia vem ao encontro com o nosso princípio de GESTÃO SEM LACUNAS (buscar a perfeição em tudo que se faz e sempre ser pró- solução), tendo melhorias significativas em relação à Segurança, Meio Ambiente, Saúde, Qualidade e Produtividade\\\\\\\” -Relato do Sr. Osmar Dresdi – Técnico de Manutenção

Alguns dos aspectos que foram analisados e considerados muito importantes em conjunto com o pessoal da Replan são os seguintes:

Meio Ambiente :não impacta o meio ambiente e muito menos a saúde dos operarios, pois o asbrasivo não entra em contato com a atmosfera. (granalha de aço fica confinada dentro do equipamento)

Operacionalidade:A necessidade para operar o equipamento foi de 2 operarios para o jateamento e um operario para o guindaste

Qualidade:Não contamina o substrato e mantém um padrão uniforme em toda a superfície jateada, permitindo tambem jatear chapas novas que possuem carepas de laminação.

Produtividade: O rendimento médio do equipamento que fez o teste foi muito produtivo. Rendeu em média 60 m2 / hora (incluindo tempos mortos) equivalentes a 5 bicos de ar comprimido jateando em um  padrão SA 2½

Observações:O esquema de pintura existente no tanque Nro. 4311, onde foi realizado o teste é o seguinte:

Primer N-1228

Pintura Final de Acabamento N-1259

Espessura Total média cerca de 100 microns