Scania adquire novos equipamentos para efetuar duplo shot peening em engranagens

     

Soldini, Junho 2007 – A empresa Scania, líder mundial na fabricação de veículos pesados, está instalando recentemente em sua fábrica na cidade de Tucumán, Argentina, dois novos equipamentos de Shot Peening de última geração, projetados e fabricados inteiramente pela Cym Materiales S/A.

Desde de 1987 a Scania Argentina vêm realizando um processo de Shot Peening em todas as engrenagens de suas caixas de velocidade. Este processo de jateamento gera tensões de compressão na superfície da raíz dos dentes das engrenagens e rodas dentadas, e tendo como objetivo aumentar em 20% a resistência à ruptura por desgaste.

Nos últimos anos, antes das novas exigências de qualidade, a Scania se viu com a necessidade de melhorar o processo de Shot Peening que se vinha realizando, podendo assim cumprir com as exigências que se devem ser aplicadas em suas caixas de velocidade.

Por esse motivo decidiram modernizar seus equipamentos visando um novo processo de duplo Shot Peening, que combina os efeitos do Shot Peening convencional com o segundo Shot Peening, realizado com menor intensidade. Com este novo processo a Scania tem obtido aumentar a resistência de suas peças por ruptura pelo desgaste em 30%.

O Sr. López Cleip, da Scania Argentina nos comenta : “ O duplo Shot Peening é o novo processo utilizado pela companhia e mostra em nossa fábrica de Tucumán, que é a primeira em adotar como processo produtivo próprio, já que em outras filiais do mundo, o duplo Shot Peening é terceirizado.

Os equipamentos desenvolvidos pela Cym Materiales S/A cumprem em todos os aspectos, os parâmetros de qualidade requisitados pela Scania. Como elementos em destaque podemos citar os seguintes :

·  O equipamento utiliza uma única granulometria de granalha para ambos os tipos de intensidade;

·  Mediante uma simples programação, o equipamento permite realizar tanto o simples como o duplo Shot Peening em um mesmo ciclo operacional.

·  Controle eletrônico de rotação da turbina

o  Perfeito ajuste da intensidade do jateamento, conforme os tipos das peças que será necessário jatear.

o  No caso do duplo Shot Peening, o equipamento se ajusta de forma automática, durante todo o ciclo operacional, em ambas velocidades de impacto selecionadas.

·  Ajuste automático da caixa de controle para as distintas intensidades requeridas no processo de tal forma que se consegue uma maior concentração de granalha (hot spot) sempre sobre as engrenagens.

·  Dispositivo porta peças que possui controle da velocidade de rotação das engrenagens, sistema fixador de peças e sensores de giro.

·  Válvula Magnética de controle do fluxo de abrasivo (Magna Válvula), que permite efetuar :

o  Uma exata medição e controle do volume de granalha que ingressa na turbina para assegurar a repetição e homogeneidade do processo.

o  Um ajuste automático do fluxo de granalha que ingressa na turbina conforme sua velocidade de impacto selecionada.

Para controlar o funcionamento dos novos equipamentos fornecidos pela Cym Materiales, a Scania Argentina, recebeu a visita dos engenheiros : Mats Bramberg, Mikael Parssinen e Frank Tomnas da sede da Scania na Suécia, que ajudaram a definir os novos parâmetros de trabalho.

Durante três dias de ajustes e testes, foram enviadas amostras para o Laboratório de Fatiga de Sodertalje, Suécia, onde as mesmas foram aprovadas em sua totalidade

Comentários

Quem nos comenta, é o Sr. Daniel Carrizo, chefe da área de tratamento térmico da Scania Argentina. “Devido o aumento da potência dos motores que se vêm utilizando em nossa linha de caminhões, temos visto a necessidade de aumentar a qualidade de nossas caixas de transmissão, obtendo uma resistência maior à rupturas por desgaste nas engrenagens. A aquisição dos equipamentos de Shot Peening da Cym Materiales, foi parte de uma renovação necessária para adequarmos a esta nova exigência do mercado.

\\\\\\\\\\\\\\\”Para nós foi um enorme desafio a implementação de um novo processo de duplo shot-peening, já que não pudemos contar, em todas as empresas do grupo, com antecedentes de referência. É por isso que estamos muito agradecidos pela colaboração e alta proficionalidade dos Engenheiros da Cym Materiales, que participaram no desenvolvimento destes equipamentos sabendo interpretar nossas necessidades e brindando com um produto de acordo com nossa necessidade.\\\\\\\\\\\\\\\”